Produzida com 90% de plástico reciclado, bicicleta ecológica será lançada ainda esse ano

Escrito por Geovane Souza

A empresa alemã Igus em parceria com a holandesa MTRL anunciaram que lançará uma bicicleta com 90% de sua composição elaborada de plástico reciclado. De acordo como o projeto, até a corrente da bike amiga do meio ambiente será de plástico.

igus.bike / Crédito: Igus

A alemã Igus é líder mundial em fabricação de plásticos de alto desempenho. De acordo com o anúncio, às duas empresas pretendem montar a fábrica da bicicleta de plástico reciclado próximo a lixões em vários lugares do mundo. O intuito é facilitar o processo de recuperação e reciclagem do plástico presente no local para a fabricação das peças.

PARA VOCÊ:
Lixo na escola: Qual a importância e como reciclar esses materiais

A ideia da fábrica não será somente para a produção da igus.bike. A parceria visa também fabricar vários outros tipos de peças e acessórios para inúmeras fabricantes de bike, tudo feito de plástico retirado do meio ambiente e dos lixões. O CEO da Igus, Frank Blase, contou que a ideia de criar uma bicicleta feita de plástico não é nova. A elaboração do projeto começou ainda em 2009 após uma visita de férias na Flórida, Estados Unidos.

Veja também: Citroën está trabalhando em novo C3 elétrico semelhante ao Kwid E-Tech

PARA VOCÊ:
Na Turquia as pessoas podem usar lixo reciclável para pagar o metrô

Na sua viagem de férias, Frank percebeu que as bicicletas feitas de metal, disponíveis para aluguel, tinham uma curta duração, devido ao desgaste causado pela maresia na região. A partir disso ele imaginou o quão benéfico seria criar uma bicicleta que, além de resolver esse problema, ainda teria um grande benefício para o meio ambiente.

O acordo entre as duas empresas, Igus e MTRL, para a fabricação da bicicleta, se iniciou em 2019. Vários estudos e testes depois, chegaram ao produto final. A bicicleta ecológica de plástico reciclado da igus, ou igus.bike, como desejar, pesa 16Kg e seu valor será algo entre $1300 e $1500 dólares, segundo o site oficial do projeto. A igus.bike informou que disponibilizará a bicicleta para venda ainda esse ano.

PARA VOCÊ:
Multinacional Braskem irá investir R$ 130 milhões em centro de desenvolvimento de Embalagens Circulares
Artigos relacionados