Projeto verde: como construir uma casa sustentável?

Uso de fontes alternativas de energia e reaproveitamento de descartes cria imóveis sustentáveis e mais valorizados.

como construir uma casa sustentável Como construir uma casa sustentável
Publicidade

Já ouviu falar em casa sustentável? A sustentabilidade é um assunto que está em todos os lugares. Dos produtos nos mercados aos hábitos domésticos, a necessidade de preservar o meio ambiente tem trazido mudanças importantes para garantir um equilíbrio maior entre a natureza e os seres humanos.

Por isso, a construção de casas sustentáveis está ganhando bastante atenção. Afinal, elas ajudam a reduzir o impacto ambiental e podem proporcionar benefícios econômicos e melhor qualidade de vida.

Publicidade

Confira abaixo algumas dicas valiosas para construir uma casa sustentável e contribuir para um futuro mais verde.

Escolha o terreno apropriado para sua casa sustentável

O primeiro passo para garantir que a sua casa é sustentável é se certificar que o terreno é apropriado. Além das questões legais, o projeto não deve colocar em risco a vida natural daquele local, especialmente se a casa será construída em meio a lugares de preservação.

Publicidade

Também é possível escolher um terreno que permita aproveitar ao máximo os recursos naturais disponíveis da região. Questões como a orientação solar, ventilação natural e a presença de árvores que ajudam a fornecer sombra já podem valorizar ainda mais o projeto sustentável, pois ajudam a reduzir a necessidade de energia para iluminação e climatização.

Eficiência energética com fontes alternativas

Uma outra maneira de deixar o projeto mais sustentável é investir em sistemas de energia alternativa que levem mais eficiência. O sistema de energia solar, por exemplo, está cada vez mais popular e pode reduzir consideravelmente o seu consumo de eletricidade, especialmente em tempos de baixas chuvas.

Publicidade

Porém, é possível ir além: materiais de isolamento térmico evitam as perdas ou ganhos excessivos de calor. Janelas com vidros duplos também ajudam a reter a temperatura interna, diminuindo o consumo com eletrodomésticos para a climatização dos ambientes no interior.

Construir uma casa sustentável
Créditos: iStock

Reutilização da água

É durante o projeto que fica mais fácil pensar em sistemas de captação de água da chuva, a fim de utilizar essa água para irrigar os jardins e as descargas sanitárias. É possível instalar reservatórios dessa água captada nos telhados, por exemplo, e utilizar bombas para encher caixas d’água.

LEIA TAMBÉM:  Brasil na frente da sustentabilidade: Etanol de milho e hidrogênio verde em foco

Já no interior do imóvel, aproveite para instalar dispositivos economizadores de água nos chuveiros de baixo fluxo ou nas torneiras. Esses instrumentos reduzem a quantidade de água para um consumo mais racional.

Materiais para imóveis sustentáveis

A utilização de alguns materiais pode ser prejudicial ao meio ambiente, seja porque eles liberam toxinas ou porque têm uma produção não ecológica. Por isso, dê preferência a materiais de construção sustentáveis ou que possuam um baixo impacto ambiental, seja na produção ou na instalação.

Entre os exemplos de materiais sustentáveis estão os produtos reciclados, como as telhas e tijolos que são confeccionados a partir de materiais reciclados, além das madeiras certificadas que são produzidas em ambientes legalizados.

Iluminação natural

Quando fizer o projeto do imóvel, preste atenção a esse ponto. Valorizar a iluminação natural é uma maneira de economizar energia elétrica, além de deixar a casa mais elegante e funcional. Depois de escolher um terreno bem iluminado, projete as janelas de maneira mais estratégica.

Com as janelas bem posicionadas, a casa terá maior entrada de luz solar durante o dia, diminuindo o consumo de energia elétrica com a iluminação artificial. Outra maneira de aproveitar a iluminação natural é utilizando cores claras nos pisos e paredes, que ajudam a refletir a luz e aumentam a luminosidade no interior dos ambientes.

Escolha as melhores plantas

Outra maneira de deixar sua casa sustentável é escolher uma decoração mais natural, com a utilização de plantas. Ao escolher as espécies, dê preferência às plantas nativas, que se adaptam melhor ao clima do local e exigem baixa manutenção.

LEIA TAMBÉM:  Brasil na frente da sustentabilidade: Etanol de milho e hidrogênio verde em foco

As plantas também ajudam a criar sombra natural, especialmente no caso de árvores e arbustos, além de melhorar o conforto térmico, o que reduz a necessidade de uma refrigeração artificial.

Ao escolher plantas nativas, também é possível estimular a alimentação das abelhas e outros insetos polinizadores. Isso é essencial para a natureza e para a vida dos seres humanos, já que são esses animais os responsáveis pela produção de alimentos no mundo.

Conscientize os moradores para que a casa continue sendo sustentável

Para que a casa continue sendo sustentável, é importante que os moradores e visitantes da casa também tenham práticas que estejam de acordo com esse conceito. O consumo consciente de água e energia, por exemplo, irão ajudar a manter esses valores.

A redução do desperdício, assim como usar um transporte mais sustentável, também podem ajudar.

Uma forma de fazer isso é reconhecendo os benefícios da sustentabilidade, que vão desde a preservação do meio ambiente, à maior valorização da economia financeira, já que reduz os custos e aumenta a valorização da construção no sistema imobiliário da região.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *