Na Turquia as pessoas podem usar lixo reciclável para pagar o metrô

Na Turquia as pessoas podem usar lixo reciclável para pagar o metrô Na Turquia as pessoas podem usar lixo reciclável para pagar o metrô
Publicidade

Em Istambul, na Turquia, os passageiros do metrô não precisam se preocupar somente com dinheiro ou cartão, na hora de pagar seus bilhetes. Pois eles têm uma nova forma de pagamento, o lixo reciclável. Tudo isso para promover a sustentabilidade.

A medida, que entrou em vigor a cerca de 2 anos, espalhou várias máquinas pelas estações da cidade, tem uma operação simples. Em primeiro lugar, o usuário insere uma garrafa plástica ou lata no local indicado, o sistema identifica se o lixo é reciclável. Em seguida, adiciona o crédito correspondente ao cartão de embarque.

Publicidade
Maquina de lixo reciclável para pagar o metrô na Turquia.

Posteriormente, a própria máquina tritura a lata ou corta a garrafa e separa o material para coleta manual e reciclagem. Os passageiros que reciclar mais lixo podem obter descontos ou até ingressos gratuitos em eventos culturais na cidade, como apresentações de teatro. Porém, sobre esse ponto, o governo local não forneceu mais detalhes do funcionamento.

De acordo com a Câmara Municipal de Istambul, as garrafas de plástico de 330ml valem 2 centavos de lira turca, enquanto as garrafas de 500ml valem 3 centavos e as garrafas de 1,5 litro adicionam 6 centavos. Uma lata de alumínio de 500 ml vale 9 centavos.

Publicidade

Considerando que a tarifa é de 2,60 liras, os passageiros precisam reciclar cerca de 28 latas em troca de uma passagem “grátis” no metrô.

Uma linda atitude!

Publicidade
Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *