Na Turquia as pessoas podem usar lixo reciclável para pagar o metrô

Escrito por Geovane Souza

Em Istambul, na Turquia, os passageiros do metrô não precisam se preocupar somente com dinheiro ou cartão, na hora de pagar seus bilhetes. Pois eles têm uma nova forma de pagamento, o lixo reciclável.

A medida, que entrou em vigor a cerca de 2 anos, espalhou várias máquinas pelas estações da cidade, tem uma operação simples. Em primeiro lugar, o usuário insere uma garrafa plástica ou lata no local indicado, o sistema identifica se o lixo é reciclável. Em seguida, adiciona o crédito correspondente ao cartão de embarque.

PARA VOCÊ:
Gases de efeito estufa atingem nível visto há 5 milhões de anos
Maquina de lixo reciclável para pagar o metrô na Turquia.

Posteriormente, a própria máquina tritura a lata ou corta a garrafa e separa o material para coleta manual e reciclagem. Os passageiros que reciclar mais lixo podem obter descontos ou até ingressos gratuitos em eventos culturais na cidade, como apresentações de teatro. Porém, sobre esse ponto, o governo local não forneceu mais detalhes do funcionamento.

De acordo com a Câmara Municipal de Istambul, as garrafas de plástico de 330ml valem 2 centavos de lira turca, enquanto as garrafas de 500ml valem 3 centavos e as garrafas de 1,5 litro adicionam 6 centavos. Uma lata de alumínio de 500 ml vale 9 centavos.

PARA VOCÊ:
Coca-cola cria novo design de tampa para suas garrafas que facilita a reciclagem

Considerando que a tarifa é de 2,60 liras, os passageiros precisam reciclar cerca de 28 latas em troca de uma passagem “grátis” no metrô.

Uma linda atitude!

Artigos relacionados