Turismo Sustentável: Veja três países onde você pode curtir as férias de bem com o meio ambiente

Turismo Sustentável Veja três países onde você pode curtir as férias de bem com o meio ambiente Turismo Sustentável Veja três países onde você pode curtir as férias de bem com o meio ambiente

Conheça três países que levam a sério o Turismo Sustentável para que você possa viajar com a consciência tranquila em relação a preservação ambiental

Publicidade

Em muitos aspectos de nossa vida, consideramos e discutimos questões relacionadas à sustentabilidade. No entanto, você já pensou em sair de férias com sua família ou amigos para um local que não impacte negativamente o meio ambiente? Saiba que isso tem nome: Turismo Sustentável!

Procurar locais para passar as férias, que trabalham ativamente para preservar o meio ambiente e fornecem benefícios tangíveis para as comunidades em que estão localizados, é o desejo de muitas pessoas quando estão decidindo para onde viajar.

Publicidade

Para ajudá-los a fazer uma escolha consciente, reduzimos nosso foco a três nações que demonstram um compromisso significativo com o tema da sustentabilidade e preservação ambiental.

Colômbia

A Colômbia é amplamente considerado um dos mais importantes países de toda a América Latina, quando se trata de pensar e discutir o turismo sustentável. O Ministério do Comércio, Indústria e Turismo lançou a primeira Política Sustentável: Unidos pela Natureza, em dezembro de 2020, como parte da reativação do turismo no país. 

Publicidade

Esta política reconhece a importância do turismo como parte da conservação da biodiversidade, paisagens, ecossistemas e recursos nativos do país. De acordo com a política, a promoção do turismo ambientalmente responsável deve ser uma alta prioridade em todo o mundo. 

LEIA TAMBÉM:  Hidrogênio Verde: O que é e qual sua importância

O setor deve ser revitalizado de maneira responsável e expandido de maneira benéfica tanto para a comunidade quanto para o meio ambiente.

Publicidade

Costa Rica

A Costa Rica foi uma das primeiras nações inovadoras nas áreas de ecoturismo e turismo sustentável. Vários projetos turísticos foram implantados ao longo dos anos e têm contribuído para a preservação e recuperação de regiões degradadas, além de engajar a população local na economia.

Ainda mais recentemente, o país conquistou o título de “Melhor Destino de Turismo Sustentável” na conferência WTM Latin America, o que serviu como mais uma prova de seus méritos como destino turístico que se preocupa com a preservação do meio ambiente.

O Compromisso Pura Vida Pledge, um projeto lançado no final de 2020 pelo Instituto Costarriquenho de Turismo (ICT), incentiva os turistas a viajarem com mais atenção pelo país. Mais recentemente, a Costa Rica também uniu forças com Paraguai, Equador e Alemanha em um projeto que visa consolidar e promover esses países como destinos selvagens protegidos.

Suíça

Um plano intitulado Swisstainable – Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável da Suíça como um Destino de Viagem, foi recentemente desenvolvido pela Suíça com o objetivo de promover a indústria turística do país de uma maneira ambientalmente responsável. 

Acredita-se que este seja o primeiro passo para garantir o sucesso da Suíça como destino de turismo, viagens e convenções, além de garantir que o país continue sendo um dos locais mais ecologicamente corretos do mundo. 

LEIA TAMBÉM:  Hidrogênio Verde: O que é e qual sua importância

O Conselho Federal Suíço prometeu tornar a Suíça neutra em impactos climáticos até o ano de 2050 e, como parte da nova estratégia turística do país, eles colocaram uma ênfase particular na necessidade do turismo sustentável. Além desses esforços, a Suíça ainda se juntou ao Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

Foto: Legado das Águas/Reprodução
Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *