Veículo elétrico por assinatura custa apenas R$ 550 e vem para apressar a eliminação de carros que usam combustíveis fósseis

Veículo elétrico por assinatura custa apenas R$ 550 e vem para apressar a eliminação de carros que usam combustíveis fósseis Renault 5 (Fonte: Renault/Divulgação)

As nações integrantes da União Europeia sugeriram que o uso de carros a combustão seja totalmente eliminado até o ano de 2035 e alguns países já existem serviços de veículo elétrico por assinatura

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O governo francês pretende lançar, ainda este ano, um serviço de veículo elétrico por assinatura que custará apenas 100 euros por mês, o que equivale a R$ 551,54 na moeda brasileira. A medida visa agilizar o processo de aquisição de veículos elétricos para uso na frota do país. Este serviço irá destacar veículos elétricos que foram fabricados na Europa.

A nova lei que estabelece um prazo para a eliminação de veículos movidos a gasolina e diesel recebeu a aprovação da maioria do Parlamento Europeu. A Comissão Europeia sugeriu que o uso desses carros seja totalmente eliminado até o ano de 2035.

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Um julgamento que também resultará na eliminação de todos os veículos híbridos e veículos movidos a biocombustíveis de qualquer tipo. No futuro que os deputados europeus do Parlamento Europeu antevêem, as únicas opções de transporte viáveis serão células de combustível de hidrogênio e automóveis elétricos movidos a baterias.

Com um plano já traçado, as nações integrantes da União Europeia devem enfrentar uma tarefa significativa, que é estimular sua população a iniciar o processo de conversão para os automóveis elétricos. É crucial notar que a França é uma das nações da Europa onde o veículo elétrico tem uma maior quota de mercado.

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Esta política de veículo elétrico por assinatura por apenas 100 euros por mês promete tornar os carros elétricos ainda mais acessíveis, sobretudo para as famílias com renda baixa

Christophe Béchu, ministro da Transição Ecológica da França, afirmou que o sistema de carros elétricos por assinatura por 100 euros estará pronto até o final deste ano e será chamado de aluguel social. Esta foi uma das promessas de campanha de Emanuel Macron, atual Presidente da República Francesa.

Até o final deste ano, o referido Ministério da Transição Ecológica está se esforçando para que seja possível fazer as primeiras ressalvas que realmente surtiram efeito. Ainda não foi determinado se haverá ou não requisitos em relação à renda para se qualificar para esse benefício.

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Bechu indicou que o governo do país também aumentará seus investimentos em infraestrutura de recarga, com foco em aumentar o número de pontos com acesso público em um curto período de tempo, para receber o programa de veículo elétrico por assinatura. Isso será feito para se qualificar para o programa.

É importante ter em conta que o governo francês já concede um subsídio de 6.000 euros aos trabalhadores que adquiram um veículo elétrico com preço inferior a 47.000 euros, com possibilidade de ajuda adicional ligada a outro programa federal que permite aos proprietários de carros antigos com motor a combustão para receber dinheiro em troca da sucata do veículo.

Apesar disso, a aquisição de modelos elétricos no país representou apenas 12% do total de carros vendidos no país nos primeiros sete meses do ano anterior (2022). Espera-se que a nova ideia de veículo elétrico por assinatura seja benéfica para fabricantes europeus como Renault, Peugeot e VW, que trabalham com veículos elétricos.

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Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

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