YouTuber mostra o que é feito com as baterias velhas depois que são retiradas dos carros elétricos nos Estados Unidos

YouTuber mostra o que é feito com as baterias velhas depois que são retiradas dos carros elétricos nos Estados Unidos Fonte: Youtube, JerryRigEverything/Reprodução

As baterias dos carros elétricos, uma vez utilizadas, passam por um determinado processo que envolve a sua reciclagem. Mas como exatamente isso é feito?

Publicidade

Bem, o procedimento de reciclagem de baterias de carros elétricos é bastante simples. Primeiramente, as baterias são analisadas para verificar se podem ser reutilizadas ou se precisam ser recicladas. Depois disso, são retiradas as partes aproveitáveis, como o cobre e o alumínio, pois podem ser utilizadas em outros produtos.

Os materiais restantes são então derretidos e submetidos a um processo de filtração, que eventualmente produz novas baterias que podem ser reutilizadas. É um processo único que ajuda a reduzir o desperdício e a proteger o meio ambiente.

Publicidade

Desafios na reciclagem de baterias de carros elétricos e iniciativas de sustentabilidade

Os carros elétricos continuam a enfrentar críticas em torno do descarte de suas baterias superdimensionadas. Isto é particularmente verdadeiro para aqueles que ainda não abraçaram a tendência de veículos elétricos. O tamanho das baterias é muito maior que o encontrado nos veículos tradicionais e, ao final de sua vida útil, acredita-se que o descarte seja mais prejudicial ao meio ambiente.

LEIA TAMBÉM:  Audi Q8 Sportback e-tron: Carregamento turbo em 31 minutos e com potência de 408 cv

Várias empresas estão atualmente a tomar medidas para proteger o ambiente da eliminação prejudicial de lítio, cobalto e outros componentes. Portanto, se você compartilha das mesmas preocupações, fique tranquilo em saber que existem iniciativas.

Publicidade

A abordagem inovadora da Li-Cycle na reciclagem de baterias

Fundada em 2016, bem antes do crescimento do segmento, a Li-Cycle é uma das empresas mais antigas do mercado. Recentemente, um renomado YouTuber chamado JerryRigEverything apresentou alguns dos trabalhos da empresa. Com mais de 1,3 milhão de visualizações até o momento, o vídeo fornece uma explicação detalhada do processo da Li-Cycle para descarte de materiais de maneira ecologicamente correta.

No mundo da reciclagem existe uma “solução mágica” que está fazendo toda a diferença. Seu uso provou ser um divisor de águas na indústria de reciclagem. Com esta solução, os recicláveis podem ser separados, limpos e processados de forma eficiente.

Publicidade

A utilização desta solução é vital para uma reciclagem eficaz de materiais. Uma “bala mágica”, conforme descrita pela Li-Cycle, é a solução para reciclar baterias usadas de diversos dispositivos, como laptops, telefones celulares e carros elétricos. Embora os componentes exatos da fórmula não tenham sido divulgados, a empresa afirma corajosamente que se trata de um líquido preparado “à base de água”.

A Li-Cycle orgulha-se de sua tecnologia patenteada que pode processar todas as baterias de íons de lítio com segurança e eficiência, sem que nenhum resíduo prejudicial seja encontrado em aterros sanitários. A empresa afirma que seu processo também resulta em emissões mínimas de gases de efeito estufa (GEE) e níveis reduzidos de emissões de dióxido de carbono (CO2).

LEIA TAMBÉM:  Audi Q8 Sportback e-tron: Carregamento turbo em 31 minutos e com potência de 408 cv

Prometendo um método de reciclagem de baterias que levará a um planeta mais limpo, a empresa afirma a sua capacidade de fornecer uma solução distinta e confiável para a questão global da reciclagem de baterias.

O método inovador da Li-Cycle para reciclar baterias de Carros Elétricos

A Li-Cycle encontrou uma forma única de reduzir o impacto no meio ambiente. A abordagem da empresa envolve abster-se de derreter os componentes, o que é considerado um grande “segredo”. A Li-Cycle utiliza uma “solução mágica” especial para dividir todos os componentes em três recipientes separados, destacando-se dos métodos tradicionais.

Para completar o processo, uma série de itens devem ser utilizados, incluindo um saco de cobre e alumínio, um saco plástico e outro recipiente cheio da preciosa “massa negra”. Dentro da “massa negra” encontram-se minerais valiosos como cobalto, níquel e lítio, que serão reaproveitados quando enviados para uma instalação diferente.

O ciclo da bateria do carro pode ser encerrado com a separação adequada e a utilização de materiais reciclados para a produção de baterias de íon-lítio, conforme afirma a empresa.

No Arizona, a Li-Cycle possui instalações capazes de manusear 18.000 toneladas de baterias de íon-lítio todos os anos. Incríveis 95% dos componentes da bateria são reciclados pela empresa.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *