ONG cria torre de bambu capaz de captar 25 L de água por dia da atmosfera e está transformando a vida de comunidades em países subdesenvolvidos

ONG cria torre de bambu capaz de captar 25 L de água por dia da atmosfera e está transformando a vida de comunidades em países subdesenvolvidos FONTE: Warka Water/Reprodução

A torre de bambu Warka Water é composta por malhas triangulares, medindo 10 metros de altura e pesando 60 kg, que são capazes de produzir água através da umidade do ar

Publicidade

A água é um recurso vital para a vida humana e, infelizmente, ainda existem comunidades em países subdesenvolvidos que lutam para ter acesso a água potável. Uma ONG recentemente desenvolveu uma solução inovadora para essa questão: a torre de bambu Warka Water.

Essas torres, capazes de coletar até 25 litros de água por dia, são construídas com recursos regionais e são de baixo custo e fáceis de erguer. Elas funcionam como construções passivas, usando processos naturais como a gravitação e a evaporação para coletar a água. Além disso, devido a construção da torre ser em bambu, elas são totalmente biodegradáveis e ambientalmente corretas.

Publicidade

A falta de acesso à água potável é um desafio significativo para comunidades em países subdesenvolvidos, pois a água frequentemente está contaminada por dejetos humanos e animais. Além disso, muitas pessoas gastam entre quatro e seis horas por dia viajando para diferentes locais em busca de água. A situação só vai piorar à medida que a população do continente africano se aproxima de um bilhão de pessoas.

A má qualidade da água é o principal contribuinte para os problemas de saúde que afligem as populações carentes. Em cada uma dessas nações, anualmente, várias crianças morrem de fome, desnutrição e outras circunstâncias. A Warka Water vem como uma solução para esses problemas, fornecendo, pelo menos, acesso à água potável para comunidades que estão passando por uma seca.

Publicidade

A torre de bambu Warka Water é composta por malhas triangulares laranja, medindo 10 metros de altura e pesando 60 kg. Ela não requer o uso de energia elétrica para funcionar e é composta por cinco módulos interconectados que permitem a coleta de água. Além disso, essas torres são construídas pelas próprias pessoas que moram nas aldeias, tornando o processo de construção bastante simples.

Na maioria dos lugares, há uma concentração significativa de vapor de água no ar. Devido à existência desse fato, é possível obter água de quase todos os locais do globo

Os melhores locais para instalar esse tipo de torre de bambu são em regiões onde há alta umidade relativa e grande proporção de vapor d’água no ar. As primeiras instalações ocorreram na Etiópia e nos Camarões, que fizeram grandes contribuições para a população geral da área.

Publicidade

É importante destacar que o projeto Warka Water é apenas uma das muitas soluções necessárias para combater a crise mundial da água. É importante que as comunidades, governos e organizações trabalhem juntos para encontrar soluções para essa questão complexa e urgente. No entanto, a Warka Water é um exemplo inspirador de como a tecnologia e a inovação podem ser usadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas em comunidades em desenvolvimento.

Qualquer pessoa pode contribuir com o projeto, para descobrir várias maneiras de doar, basta acessar o site da Warka Water, como fazer um presente ou participar da iniciativa “Adote uma árvore”. Ambas as oportunidades são ótimas maneiras de ajudar o meio ambiente. A principal missão da Warka, com a torre de bambu, é aumentar o acesso das pessoas à água potável, mas a organização também faz outros tipos de contribuições para as áreas em que atua.

As crianças recebem alimentação e remédios da ONG. Eles também dão educação para aqueles a fim de salvá-los de uma vida de pobreza. Como a maioria das nações em desenvolvimento foi submetida a grandes atividades de desmatamento ao longo dos últimos anos, uma de suas missões também, é atuar no plantio de árvores.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *