A casca de laranja é biodegradável e ecologicamente correta?

Escrito por Geovane Souza

Todos sabemos que as frutas fazem muito bem para a saúde, por isso, consumi-las em abundância na nossa alimentação é recomendável. A laranja, por exemplo, é uma grande fonte de nutrientes essenciais para nosso organismo.

A casca de laranja é biodegradável e ecologicamente correta?
Casca de laranja / Crédito: Skamania

Consumir laranja diariamente é uma excelente escolha, já que a fruta é um excelente antioxidante, além de ser cheia de vitaminas e outros nutrientes. Entretanto, com o alto consumo de laranja, acabamos jogando uma grande quantidade de casca de laranja no lixo, que consequentemente vão parar na natureza ou nos aterros sanitários. A partir disso surge a dúvida, será que a casca da laranja é biodegradável e se decompõe naturalmente sem gerar substâncias prejudiciais para o meio ambiente?

PARA VOCÊ:
Painéis de energia solar serão obrigatórios em todos os prédios públicos da Europa

Como seres humanos conscientes e preocupados com a preservação do meio ambiente, é natural que nos preocupamos como cada lixo que produzimos em nosso dia-a-dia. Não difere com as cascas das frutas e restos de comida, embora esse lixo orgânico pode ser usado para compostagem, nem sempre é o que fazemos. Na grande maioria das vezes, esses lixos são jogados nas lixeiras comuns, ou pior, diretamente na natureza.

A boa notícias é que sim, a casca de laranja é biodegradável, assim como as da grande maioria das frutas que consumimos. Todo produto que cresce naturalmente na natureza, se decompõem naturalmente da mesma forma. No entanto, mesmo que elas sejam biodegradáveis, e desaparecem na terra em poucos dias, não é aconselhável jogá-las em qualquer local. É preciso descartá-las de maneira ecologicamente correta.

PARA VOCÊ:
Admitir que podemos não atingir 1,5 °C pode nos ajudar a enfrentar as mudanças climáticas

A pesar da casca de laranja e das demais frutas desaparecerem no ambiente em alguns dias, antes disso elas deixam uma bagunça, além de cheiros desagradáveis durante o seu processo de decomposição natural, e isso não é educadamente correto.

O ideal é descartá-las em lixeiras apropriadas para lixo orgânico, para serem destinadas à compostagem. Assim serão transformadas em humo para própria terra. As cascas de laranja não são prejudiciais ao meio ambiente enquanto se decompõem naturalmente, no entanto, não é aconselhável jogá-las em qualquer lugar.

PARA VOCÊ:
Banco do Brasil lança modalidade de crédito direcionada a preservação do meio ambiente

Muitas pessoas jogam a casca de laranja na natureza, porque pensam que algum animal as comem, mas isso é um equívoco. Assim como nós não comemos as cascas, por serem amargas, os animais também não comem. Assim elas ficam ali no ambiente por alguns dias, o que não é legal, até mesmo pela desorganização.

Artigos relacionados