BIG finaliza obras da primeira e mais ecológica fábrica de móveis do mundo

Escrito por Valdemar Medeiros

O Bjarke Ingels Group e a fabricante norueguesa Vestre concluíram o The Plus, considerado a fábrica de móveis mais ecológica do mundo. Localizada em Magnor, na Noruega, a fábrica ecológica da BIG está direcionada à fabricação de móveis neutros em carbono.

O The Plus foi construído em apenas 18 meses, e sua arquitetura geral encantará até mesmo os visitantes e colaboradores da fábrica de móveis ecológica.

The Plus, da BIG, é a fábrica de móveis mais ecológica do mundo

Com seus 7.000 m², a fábrica tem dupla função e seu terreno, que serve como um parque público para lazer, caminhadas e até trilhas. De acordo com a equipe de projeto, o The Plus foi todo pensado para ser o primeiro edifício industrial da Noruega a alcançar o BREAM Outstanding, que nada mais é do que uma importantíssima certificação ambiental.

PARA VOCÊ:
Grupo de estudantes de engenharia desenvolve estação de carregamento solar para carros elétricos

Todo o edifício da fábrica é alimentado por fontes de energia renovável, alinhando todos os elos de seu objetivo: ser a fábrica mais sustentável e ecológica do mundo. Em 2020, quando a construção do The Plus foi anunciada, o CEO da Vestre, Jan Christian Vestre, em nota disse que a startup seria a fabricante de móveis mais ecológica do mundo e que a construção do The Plus era um passo muito importante para alcançar tal objetivo da empresa.

Leia também: Pousadas do Paraná se comprometem com o meio ambiente e recebem SELO VERDE

Jan disse ainda que o uso de tecnologia de ponta, seria possível construí-lo muito mais rápido e de forma mais ecológica, garantindo a competitividade a nível mundial, através da liderança da empresa em produção ambiental consciente.

PARA VOCÊ:
Seu animal de estimação é um problema para o meio ambiente

Fábrica de móveis da BIG possui arquitetura única

A fábrica da BIG possui um formato de cruz, composto por quatro salas principais que se encontram bem no meio da cruz, cada uma sendo responsáveis por um processo de produção diferente, como o armazém, a marcenaria, a tinturaria e a montagem dos móveis.

O núcleo geral da fábrica é ocupado pelo escritório de logística e pelo centro de exposições dos móveis, conectadas diretamente com todas às quatro salas de produção.

Demais detalhes sobre a construção

Se tratando do consumo de energia, o The Plus é o edifício com consumo energético 60% menor do que outas fábricas semelhantes, além de emitir cerca de 55% menos gases de efeito estufa, em comparação a uma fábrica convencional.

PARA VOCÊ:
Cientistas descobrem enzima artificial que é promessa significativa para desenvolvimento de  um novo tipo de energia renovável além da solar, eólica e biomassa 

A fábrica de móveis ecológica também reutilizará ente 90 e 95% da água utilizada durante a produção do edifício, se alinhando com as metas globais estabelecidas no Acordo de Paris, que visa a redução pela metade das emissões até o ano de 2030. No mais, a fábrica alinha as estratégias de eficiência de energia da Passivhaus a uma linha de produção bem simplificada e assistida por um robô, que, segundo o escritório da BIG, consegue reduz o seu consumo de energia em até 90%, se for comparada a uma fábrica tradicional.

Diferentemente da grande maioria dos edifícios industriais tradicionais, nas imediações da fábrica não há cercas, muros, fronteiras ou instalações confidenciais, tornando o The Plus uma fábrica com total transparência, em todos os lugares e em diversos aspectos.

Artigos relacionados