Porque a reciclagem do lixo é tão importante para o meio em que vivemos?

Escrito por Geovane Souza

A reciclagem é muito importante para o nosso meio, pois tem uma longa gama de benefícios que vão além da diminuição do lixo enviado para aterros sanitários, incluindo benefícios econômicos e sociais. Apesar de vivermos em um mundo consumista e com uma demanda cada vez maior por novos bens, se aprendermos a ver os resíduos produzidos por esse nível de consumo sob uma nova perspectiva, poderemos transformar esse problema em uma oportunidade.

O que exatamente é a reciclagem?

Porque a reciclagem do lixo é tão importante para o meio em que vivemos?
Pessoas separando lixo para reciclagem / Fonte: Freepik

Os itens e materiais que são descartados depois de cumprirem a sua função, sejam eles feitos de plástico, papel ou metal, estão longe de ser inúteis. A maioria dos materiais, na realidade, tem um alto valor para a reciclagem.

Acredita-se que até 75% de todo o lixo pode ser reciclado ou reaproveitado, demonstrando o poder do processo de reutilização e reciclagem, quando feito de forma correta. Quase tudo o que encontramos no nosso dia-a-dia pode ser reciclado, embora vários materiais exijam procedimentos de reciclagem diferentes.

PARA VOCÊ:
Seres humanos produzem 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano

Pilhas e baterias, lixo biodegradável, roupas, eletrônicos, vidro, metais, papel, plásticos e uma variedade de outros materiais estão entre os itens mais tipicamente reciclados no mundo.

O processo de classificação, coleta e remanufatura ou transformação de itens descartados ou resíduos em novos produtos é conhecido como reciclagem. Mas, para focar genuinamente na reciclagem, devemos modificar nossa abordagem em relação a ela, tanto em nível pessoal quanto cultural.

A reciclagem ajuda a prolongar a vida útil de algo que anteriormente cumpriu sua função, reduzindo-o a seus ingredientes básicos e, em seguida, utilizando esses materiais para criar algo novo, utilizável. É um dos três mandamentos de ouro da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e traz uma grande importância, tanto para o ser humano quanto para o meio ambiente. O quanto de materiais que nos reciclamos afeta praticamente todo o nosso planeta.

PARA VOCÊ:
Energia solar e eólica irão mover o veleiro de monitoramento da Baía de Guanabara

Quais as vantagens do reaproveitamento do lixo

Os recursos naturais são limitados em todo o mundo, e alguns são escassos. A reciclagem de papel e madeira preserva árvores e florestas, a reciclagem de plástico diminui a demanda por novos plásticos e reduz a poluição por microplasticos nos oceanos, a reciclagem de metais reduz a necessidade de mineração e a reciclagem de vidro minimiza o uso de novos recursos brutos, como areia, além de reduzir o consumo de energia para a fundição desse novos materiais.

Os metais e o vidro, por exemplo, podem ser reciclados várias vezes, mantendo a maioria ou todas as suas qualidades e propriedades.

A reciclagem reduz a necessidade de novas matérias-primas a serem cultivadas, colhidas ou extraídas da natureza. Como resultado, a perturbação negativa e os danos ao ambiente natural são reduzidos, o que significa que menos árvores são derrubadas, rios são desviados, criaturas selvagens são danificadas ou realocadas e a poluição da natureza em geral é reduzida.

Criar coisas usando materiais reciclados usa menos energia do que fazê-las com matérias-primas novas, e a diferença é significativa. Criar um novo metal a partir de itens existentes, por exemplo, requer 95% menos energia do que fazê-lo do zero.

PARA VOCÊ:
Amigas se unem em prol do meio ambiente e criam ‘startup’ que desenvolve soluções para reduzir o lixo nas grandes cidades

A reciclagem é economicamente positiva

Quanto mais você recicla e reutiliza produtos, e quanto menos joga fora, mais dinheiro você economiza, o que é benéfico para residências, empresas e serviços do governo. A reciclagem de restos de comida e lixo verde também é uma boa ideia, pois normalmente resulta em muito composto orgânico útil para a própria natureza.

A reciclagem pode ajudar a economia de várias maneiras, inclusive ajudando a criar empregos nas indústrias de reciclagem e manufatura. De acordo com a ONU, estima-se que o processo de recuperação do lixo, desde a coleta até a produção de novos produtos, gere algo em torno de 60 milhões de empregos em todo o mundo. Somente o processo de coleta do lixo reciclável gera trabalho para mias de 15 milhões de catadores.

Artigos relacionados