Carreira sustentável: profissões que envolvem o setor verde 

Carreira sustentável- profissões que envolvem o setor Carreira sustentável- profissões que envolvem o setor

Conheça algumas das principais carreiras para trabalhar em prol da preservação ambiental e da criação de um mundo mais sustentável

Publicidade

Nos últimos anos, tem crescido cada vez mais o número de pessoas interessadas em carreiras ligadas à sustentabilidade. Com as mudanças climáticas, a constante escassez de recursos e os altos níveis de poluição e desmatamento, a preocupação com a questão ambiental tem ganhado destaque no mercado de trabalho.

De acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho, a estimativa é que sejam criados até 15 milhões de empregos na área de preservação ambiental na América Latina e no Caribe até 2030. O número seria resultado de mudanças estruturais na economia, com alterações nos padrões de produção e consumo de alimentos e energia.

Publicidade

A busca por especialistas na questão ambiental deve, então, crescer ainda mais. Com esse cenário em mente, muitas pessoas têm se perguntado: como criar um plano de carreira que inclua a atuação em prol da preservação ambiental? Neste artigo, você confere algumas profissões para trabalhar com sustentabilidade.

Principais carreiras para trabalhar com sustentabilidade 

Se você tem interesse pela questão ambiental, optar por uma “profissão verde” pode ser a chance ideal para promover ações sustentáveis e atuar diretamente com a preservação do meio ambiente. Veja abaixo 5 opções para trabalhar com o tema:

Publicidade

1. Biólogo

Os biólogos são capacitados para atuar em uma grande variedade de áreas, inclusive dentro do desenvolvimento sustentável. Como profissional da biologia, é possível desenvolver pesquisas na área, atuando em instituições ligadas à questão ambiental ou na consultoria de empresas, organizações governamentais ou até mesmo em parques e reservas florestais.

LEIA TAMBÉM:  Hidrogênio Verde: O que é e qual sua importância

Um outro campo de trabalho para os biólogos é a educação ambiental. Além do trabalho em instituições de ensino, é possível atuar na coordenação de campanhas de conscientização e estímulo a práticas sustentáveis. Além disso, os biólogos podem exercer cargos públicos, nos quais poderão atuar diretamente na promoção de políticas públicas para o meio ambiente.

Publicidade

Para se tornar um biólogo, é necessário ter uma graduação em Ciências Biológicas ou Biologia. Atualmente, existem as opções de licenciatura e bacharelado, com uma duração de 4 anos. 

2. Engenheiro ambiental

O trabalho de um engenheiro ambiental está diretamente relacionado com a sustentabilidade. No dia a dia, esse profissional é responsável pela elaboração e implantação de projetos ambientais e pelo gerenciamento dos sistemas de gestão ambiental nas empresas.

O engenheiro ambiental atua, então, diretamente na gestão de resíduos e do consumo de matéria-prima, sendo o responsável por elaborar ações voltadas para a redução da emissão de poluentes, o tratamento adequado de lixo e esgoto, a implementação de processos de reciclagem e a busca por alternativas sustentáveis de insumos para a produção.

Para atuar como engenheiro ambiental, é necessário ter um diploma no curso superior de Engenharia Ambiental, que dura, em média, 5 anos.

3. Engenheiro florestal

A produção agropecuária é uma das mais importantes para a economia mundial. Para garantir que ela seja realizada de forma sustentável, é necessária a contratação de profissionais para planejar e coordenar ações voltadas para uma exploração sustentável dos recursos naturais. É aí que entra o engenheiro florestal.

LEIA TAMBÉM:  Hidrogênio Verde: O que é e qual sua importância

Este profissional está capacitado para a orientação e fiscalização da produção agropecuária, sendo o responsável pela promoção de alternativas voltadas para o manejo sustentável dos recursos da floresta, além de poder atuar no gerenciamento de espaços de preservação ambiental, assistência e consultoria técnicas e na realização de pesquisas na área.

A carreira de engenheiro florestal exige a formação no curso superior de Engenharia Florestal, cuja duração é de, em média, 5 anos.

4. Biomédico

A Biomedicina tem ganhado cada vez mais espaço quando o assunto é sustentabilidade. Além de serem capacitados em análises clínicas, podendo trabalhar com a análise de diferentes exames e com o estudo de doenças e vacinas, os biomédicos também podem atuar em áreas voltadas para a preservação ambiental e o uso consciente dos recursos.

Aqueles que realizam uma graduação em Biomedicina são capazes de detectar e analisar níveis de contaminação de solo, água e esgoto, podendo atuar na realização de auditorias ambientais, vigilância sanitária ou em programas de gerenciamento de resíduos. O biomédico, portanto, exerce um papel fundamental na promoção de práticas sustentáveis.

Para incluir a biomedicina no seu futuro profissional, é necessário realizar o curso superior em Biomedicina, cuja duração é de, em média, 4 anos.

5. Designer

O Design é uma área bastante ampla, com diversas possibilidades de atuação. Com o crescimento do mercado sustentável, as empresas têm procurado cada vez mais designers para trabalhar com a concepção de produtos ecológicos.

Além de garantir que os itens sejam esteticamente agradáveis, o trabalho dos profissionais do Design também consiste em certificar que os produtos sejam eficientes e, principalmente, tenham pouco impacto ambiental, se atentando para o tempo de vida do produto, a origem da matéria-prima, a embalagem e o descarte correto dos resíduos do processo produtivo.

O curso de Design possui várias habilitações, entre elas Design Gráfico e Design de Produto, sendo oferecido nas modalidades de bacharelado, tecnólogo, pós-graduação e técnico, com duração de 2 a 4 anos.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: | |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *