Como a reciclagem ajuda o meio ambiente?

Escrito por Geovane Souza

Em quase tudo o que fazemos, todos os produtos que consumimos e todos os lugares que visitamos, poluímos o meio ambiente de alguma forma. Dirigir polui o ar, despejar lixo em aterros polui o solo e o uso de fertilizantes e pesticidas para cultivar alimentos envenena as águas subterrâneas e os reservatórios d’água próximos.

Como a reciclagem ajuda o meio ambiente?
Crédito da imagem: Getty Images

A reciclagem é um dos métodos mais simples para reduzir a poluição. Os resíduos são reciclados e transformados em novos materiais e produtos. É o terceiro passo na hierarquia de resíduos (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e um aspecto importante da limpeza ambiental. Essa postagem mostra 6 formas de como a reciclagem ajuda na redução da poluição e a preservar o meio ambiente.

  1. Diminuição nos níveis de poluentes em geral
  2. Protege os ecossistemas
  3. É energeticamente eficiente
  4. Reduz a necessidade de extração de matéria-prima
  5. É mais vantajosa que a coleta de lixo
  6. Ajuda a preservar os recursos naturais

1 – Diminuição nos níveis de poluentes em geral.

A reciclagem de papel reduz a poluição do ar em 37% e uma economia de água em 49%, de acordo com o Antalis. A reciclagem do aço elimina 97% dos resíduos de mineração gerados durante a produção de recursos virgens, bem como 86% e 76% da poluição do ar e da água, respectivamente. Além disso, a reciclagem de vidro reduz os resíduos de mineração em 80% e reduz a poluição do ar em 20%, além de economizar energia que seria usada para a produção de vidro novo.

PARA VOCÊ:
Brasil alcança 98,7% de reciclagem de latas de alumínio e mantem liderança mundial

2 – Protege os ecossistemas.

A reciclagem reduz a necessidade de mais itens serem cultivados, colhidos e extraídos do solo. Como resultado, a perturbação negativa e os danos ao ambiente natural são reduzidos. Isso implica que menos árvores serão derrubadas, criaturas selvagens serão menos danificadas ou deslocadas, rios não serão desviados e, assim, a poluição do solo, da água e do ar será reduzida. Além disso, se mais plásticos forem reciclados, menos microplasticos terminarão nos cursos d’água oceânicos, colocando em risco a vida marinha.

3 – É energeticamente eficiente.

Produzir coisas a partir de materiais reciclados usa menos energia do que produzir produtos a partir de novas matérias-primas. Por causa do diferencial energético significativo, há menos poluição. Criar alumínio a partir de latas e papel alumínio reciclados, por exemplo, consome 95% menos energia do que produzi-lo do zero. No caso do aço, o percentual é de 70%. A economia de energia implica menos pressão no sistema de energia, o que significa que menos carbono é liberado nas usinas termoelétricas, por exemplo, devido a queima de combustível.

PARA VOCÊ:
Interromper a poluição do ar pode ajudar o mundo a se alimentar com mais facilidade

4 – Reduz a necessidade de extração de matéria-prima.

A reciclagem minimiza a necessidade de cultivar, colher e remover recursos brutos da terra para outros bens, como dito anteriormente. Como resultado, se mais for reciclado, as matérias-primas usadas para fazer esses itens não serão tocadas por muito tempo. É isso que implica uma diminuição da necessidade de recursos brutos adicionais. Quando matérias-primas como florestas são colhidas, as pessoas vulneráveis que vivem nas proximidades também sofrem, sem mencionar os prejuízos aos sistemas fluviais correspondentes, como as nascentes dos rios que abastecem as cidades.

5 – É mais vantajosa que a coleta de lixo.

Os aterros sanitários podem ser capazes de lidar com uma grande quantidade de lixo. Eles também podem remover muito mais lixo do meio ambiente, do que uma empresa de reciclagem. A reciclagem, por outro lado, refere-se à criação de um novo produto a partir do lixo.

PARA VOCÊ:
Novo ecossistema é encontrado por cientistas sob gelo da Antártica

Outra desvantagem dos aterros sanitários, é que podem levar muito tempo para desintegrar por completo o lixo . Além disso, poluirá as fontes de água próximas. Também leva à geração de gases perigosos, como o metano, que polui a atmosfera. Tudo isso pode ser evitado se você reciclar.

6 – Ajuda a preservar os recursos naturais.

O objetivo da prevenção da poluição é proteger os recursos naturais. A reciclagem é uma ferramenta fantástica para criar novos bens, ao mesmo tempo que reduz a poluição e protege os recursos naturais. A reciclagem de papel e madeira, por exemplo, ajuda a conservar árvores e evitar o desmatamento florestal.

A reciclagem do plástico reduz a quantidade de plásticos novo produzido, o que é bom para o meio ambiente, especialmente porque os plásticos são criados a partir de hidrocarbonetos, que prejudicam muito o meio ambiente. A reciclagem de metais pode reduzir a necessidade de mineração e extração de novos minérios e metais perigosos, caros e ambientalmente destrutivos.

Artigos relacionados