Como proteger o meio ambiente durante a construção civil?

Escrito por Geovane Souza

Nas grandes cidades e no interior, pessoas constroem novos edifícios e casas o tempo todo. A construção civil é um passo necessário para apoiar uma população crescente e a modernização. No entanto, surgem alguns problemas, a maioria dos quais tem a ver com poluição do meio ambiente. Porém, com simples atos, podemos proteger o meio ambiente e minimizar os impactos ambientais durante a construção.

Como proteger o meio ambiente durante a construção civil?

O processo de construção gera uma grande quantidade de lixo, e quanto a isso não há muito o que fazer. O que pode ser feito é tentar reutilizar alguns materiais e ferramentas. Deve-se aumentar a eficiência operacional, reutilizar materiais e suprimentos e idealizar outros procedimentos que diminuam a criação e descarte de resíduos. Em construções próximas a rios e córregos, deve-se evitar o escoamento da água da construção, para não contaminar as nascentes.

PARA VOCÊ:
Sabe qual é a diferença entre resíduo e rejeito?

Existem programas de reciclagem focados na coleta de lixo de construção e materiais que sobraram após demolições. Isso deve ser levado em consideração por aqueles que trabalham na indústria da construção. Esse procedimento resultaria em reduções significativas no uso dos recursos.

Economia de energia e preservação ambiental na construção civil

Os equipamentos, bens e componentes usados na construção devem ser aqueles que se destinam a ser mais amigáveis ao meio ambiente. Use ferramentas que economizam energia, com classificação A no selo Procel.

Qualquer projeto de construção deve visar proteger a vida marinha e os animais em uma determinada região. Existem órgãos do governo que monitora a implementa regras destinadas a preservar a biodiversidade de determinados ecossistemas durante as construções.

PARA VOCÊ:
Qual tipo de fertilizante é o mais seguro para o meio ambiente?

Esses órgãos devem ser consultados e o objetivo final será concluir o projeto no menor período possível, usando procedimentos que tenham o menor impacto ambiental.

O objetivo final de cada projeto de construção civil deve ser, cumprir sua finalidade, e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente e proteger seus valiosos ativos. Os construtores devem estudar alternativas com o menor impacto ambiental possível e a maior capacidade de economia de energia.

Artigos relacionados