Eu posso andar em cima dos painéis solares?

Escrito por Geovane Souza

Há uma série de razões pelas quais você precise andar sobre os painéis solares. Você pode colocá-los em um local que seja uma rota para outro equipamento. Eventualmente precisará passar por ali para realizar uma manutenção ou algo do tipo.

Eis que surge a grande dúvida, você pode pisar e caminhar sobre os painéis solares? O quão seguro é andar sobre o sistema de energia solar? Vamos esclarecer essas dúvidas aqui nesse post.

Os painéis solares são construídos com materiais resistentes, apesar de sua aparência. Os fabricantes se esforçam para construí-los com materiais reforçados e duradouros, mas não se iluda, um excesso de peso pode sim danificá-los.

PARA VOCÊ:
Nova bateria da Nissan e NASA promete "mudar o jogo" nos carros elétricos
Eu posso andar em cima dos painéis solares?
É seguro andar em painéis solares / Fonte: Google Imagens

Andar sobre os painéis solares é seguro?

Andar sobre painéis solares não é necessariamente perigoso, mas há muitas razões pelas quais não o sugerimos. Uma das maiores razões pelas quais você deve evitar pisar em painéis solares é o potencial risco de choque elétrico.

A superfície do seu painel solar é sim uma zona de perigo, se a instalação de PVC tiver alguma fiação ruim e perigosa, ou se a parte traseira dos módulos estiver faltando. Andar sobre ele expõe você ao risco de choque elétrico induzido por pela corrente contínua, que são muito poderosas.

Além disso, o peso excessivo pode causar danos às molduras, vidros e células dos painéis solares. Painéis solares são caros, e quando uma das células fotovoltaicas é danificada, o sistema solar perde eficiência. As fissuras causadas pelo excesso de peso, podem se expandir devido às diferentes condições climáticas.

PARA VOCÊ:
Mercado de energia renovável da China cresce rápido demais para sua rede e gera novos entraves

Veja também: Painéis solares causam interferências em aparelhos de Rádio, Tv, WiFi e Celular?

As rachaduras podem aumentar como resultado da expansão e contração do calor, e o material pode eventualmente se separar, deixando os componentes do sistema expostos.

Além da enorme despesa de instalação de um sistema de energia solar, mantê-los exige um grande trabalho e muitos cuidados. Se você andar nos painéis solares, causará danos em componentes que incorrerá em gastos injustificados e desnecessários para recuperá-los.

Os painéis solares geralmente duram duas décadas e são fortes o suficiente para sobreviver a condições climáticas extremas, como neve, chuva e tempestades. Eles podem ser sólidos o suficiente para suportar seu peso, mas não adianta ficar andando sobre eles desnecessariamente.

PARA VOCÊ:
Fábrica da Suzano receberá pacote para geração de energia de forma sustentável a partir de biomassa

Lembrando que, se você não tiver outra opção a não ser andar sobre os painéis solares, tente não colocar mais de 20 quilos de peso em cada metro quadrado, é o mínimo aconselhável. Você também deve estar ciente de onde colocará os seu pé e quanta pressão exercerá sobre o painel. Usar muita pressão e colocá-los no local incorreto pode danificar as células solares com mais seriedade.

Artigos relacionados