O agro brasileiro esta com alerta vermelho ligado em relação às mudanças climáticas devido a derrubada de árvores Foto: Revista Oeste / Reprodução

A derrubada de árvores nas florestas afeta diretamente o clima. Estudos mostram que o desmatamento é um dos principais motivos por trás das mudanças climáticas. Dentre os efeitos mais significativos observados estão o aumento na frequência e severidade de fenômenos climáticos, incluindo períodos prolongados de seca, diminuição dos recursos hídricos, incêndios florestais mais frequentes, elevação do nível dos oceanos, enchentes, e o derretimento de geleiras.

A derrubada das árvores e vegetação da área destinada ao cultivo pode ser considerada como o impacto inicial da atividade agrícola. Pois é necessário que o terreno destinado à plantação esteja livre de vegetação para permitir o tratamento do solo e a semeadura ou o transplante de mudas.

Mas o desmatamento não é o único impacto ambiental causado pela atividade agrícola, pois junto com ele vem também a poluição atmosférica, especialmente quando envolve a queima no desmatamento, libera grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa na atmosfera; poluição do solo e da água, o uso de pesticidas e fertilizantes pode contaminar o solo e as fontes de água; diminuição da biodiversidade, o desmatamento destrói ou fragmenta os habitats naturais, o que pode levar à extinção de espécies de plantas e animais.

Sem a cobertura de árvores e plantas, o solo fica mais exposto à chuva e ao vento, levando à erosão e à perda da camada superior fértil do solo, a erosão pode reduzir significativamente a produtividade agrícola e aumentar o custo de cultivo devido à necessidade de mais fertilizantes e outras intervenções.

As alterações no clima podem ter efeitos importantes sobre o agro brasileiro

Durante a manifestação de eventos climáticos como El Niño e La Niña, as diversas áreas agrícolas do Brasil enfrentaram alternâncias entre abundância e escassez de chuvas, juntamente com temperaturas extremamente baixas e ondas de calor.

As variações climáticas também modificam os ciclos habituais de semeadura e colheita, pois as oportunidades ideais para trabalhar no campo podem não coincidir com as condições climáticas necessárias. Isso inclui a falta de chuvas no período crucial para o crescimento das culturas e a ausência de períodos secos durante a colheita.

Na atividade agrícola, tanto a abundância quanto a escassez dos elementos essenciais para a fotossíntese podem impactar a eficiência das plantações. Quando as temperaturas estão altas, as plantas tendem a absorver mais água do solo. Essa maior extração de água pode rapidamente levar a uma escassez de água, resultando em efeitos significativos na diminuição da colheita.

O combate ao aquecimento global é um tema crucial para o agronegócio brasileiro, principalmente diante das preocupações crescentes com as mudanças climáticas

A conexão entre o agronegócio e o aquecimento global é inerente, já que o setor é tanto afetado pelos efeitos das mudanças climáticas quanto contribui para elas através de certas práticas, como o desmatamento.

A história do aquecimento global está profundamente ligada às atividades humanas, começando com a Revolução Industrial e o uso intensivo de combustíveis fósseis. O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alerta que estamos chegando a um ponto crítico em termos de aquecimento global, com alterações climáticas que podem afetar significativamente a produção agrícola nas próximas décadas.

O agronegócio, especialmente no Brasil, enfrenta desafios significativos neste contexto. A expansão da população e a demanda crescente por alimentos resultaram em maior uso de terra para agricultura e pecuária, contribuindo para a emissão de gases de efeito estufa.

Contudo, há também oportunidades significativas para o setor. O Brasil, que se transformou de um importador de alimentos na década de 1960 para um líder global na produção agropecuária, conseguiu preservar uma grande parte de sua cobertura vegetal nativa. Isso foi possível através do investimento contínuo em novas tecnologias.

A adoção de práticas de cultivo sustentáveis e o uso de tecnologias que permitem aumentar a produtividade sem prejudicar o meio ambiente são fundamentais para o futuro do agronegócio brasileiro. Além disso, o plantio de árvores nativas é uma estratégia eficaz na luta contra o aquecimento global, pois elas não só melhoram a qualidade do solo, mas também podem gerar renda adicional para os produtores rurais.

A conscientização e adoção de métodos sustentáveis no agronegócio são cruciais para enfrentar os desafios do aquecimento global. Isso inclui práticas como reflorestamento e tecnologias agrícolas avançadas, que podem ajudar na mitigação das mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, sustentar a produção agrícola em um ambiente em constante mudança.

Tags: | | | | | | |