5 alimentos que podem desaparecer por causa das mudanças climáticas

Escrito por Geovane Souza

As mudanças climáticas têm efeitos negativos em nossas vidas, e não é apenas devido aos desastres naturais e catástrofes que vem acontecendo em todo o mundo. Nosso dia-a-dia é diretamente afetado e, segundo os cientistas, em breve haverá grandes impactos em nossa alimentação. Pesquisas recentes mostraram que em breve, poderemos não mais comer nossas comidas favoritas devido a problemas relacionados ao clima.

Alguns alimentos poderão ser extintos completamente da face da terra, outros poderão ter sua produção reduzidas, se tornando escassos, ficando extremamente caros e inacessíveis para a maioria da população. Confira agora 5 alimentos que terão sua produção afetada e poderão deixar de existir, devido às mudanças climáticas nos próximos anos.

PARA VOCÊ:
Milhas de alimentos são responsáveis ​​por uma quantidade doentia de emissões

1. Café

Cinco alimentos que podem desaparecer por causa das mudanças climáticas

A bebida mais consumida pela população mundial poderá desaparecer nos próximos 100 anos, devido à diminuição de terras produtoras de café. Isso acontece por causa da erosão do solo que diminui a fertilidade da terra. Uma pesquisa publicada na Science Advances mostrou que o café da espécie arábica, responsável por 60% do café produzido no mundo, está ameaçado de extinção.

2. Banana

Outro alimento que poderá desaparecer nos próximos anos é a Banana. A pesar da sua produção ter aumentado nas últimas décadas, devido ao aumento nas temperaturas que é mais propício para a produção, nos próximos 50 anos o cultivo deverá cair drasticamente. Isso devido ao aquecimento global que provoca a diminuição das chuvas e secas extremas nos principais países produtores.

PARA VOCÊ:
Sabe qual é a diferença entre resíduo e rejeito?

3. Chocolate

Cinco alimentos que podem desaparecer por causa das mudanças climáticas

Devido às mudanças em nosso clima, o Cacau, fonte do chocolate, também poderá desaparecer completamente nos próximos 30 anos. A planta é muito sensível às mudanças climáticas, sua produção é difícil, e pequenas alterações nas chuvas e sol, já prejudica a colheita. Isso explica porque ela cresce somente em terras próximas ao equador. Os principais produtores de cacau, Costa do Marfim e Gana, vem sofrendo cada vez mais com os desequilíbrios ambientais, o que afetará o cultivo do cacau e a produção do chocolate.

4. Arroz

O arroz também é um alimento muito vulnerável e o desequilíbrio ambiental provocado pelo aquecimento, e isso afetará consideravelmente a sua produção mundial. Mudanças nos ciclos das águas, aumento dos níveis do mar e o aumento das temperaturas estão diretamente ligados a diminuição da produção de Arroz, que poderá desaparecer nos próximos anos se esses problemas ambientais não forem revertidos.

Fonte das imagens: Pexels
Artigos relacionados