Samsung tem programa de descarte de baterias, celulares, máquinas de lavar e diversos produtos

Escrito por Geovane Souza

A Samsung criou um programa de descarte grátis de produtos eletrônicos, o Re+, onde os usuários podem descartar inúmeros tipos de produtos, como: Celulares, computadores, bateiras, refrigeradores, máquinas de lavar, entre outros, nos pontos de coleta anunciado no site. A empresa anunciou ainda que o programa não é apenas para os produtos da fabricante, podendo se descartados produtos de qualquer marca do mercado.

O programa Re+ faz parte de uma iniciativa da Samsung, que visa o desenvolvimento sustentável da empresa e a responsabilidade social em prol da preservação do meio ambiente. O usuário pode encontrar inúmeros pontos de coleta no site da empresa clicando aqui.

PARA VOCÊ:
Como é a reciclagem da embalagem longa vida

O projeto já conta o vários pontos de coleta espalhado pelo Brasil, incluindo lojas próprias e assistência técnica autorizadas. De acordo com a Samsung, o programa Re+ teve um aumento de 54% de coleta e reciclagem de eletrônicos em 2021.

Aparelhos celulares, notebooks, baterias e outros produtos de pequeno porte, precisam ser levados até os pontos de coleta. Já produto grandes como, geladeira, maquinas de lavar e aparelhos de ar condicionado, são recolhidos pela própria empresa, em casa. Bastando apenas o usuário entrar em contato pelo e-mail [email protected] e solicitar as informações. É necessário preencher um formulário com um termo de doação e assinar, para ser entregue junto com o produto no momento da coleta.

PARA VOCÊ:
98,7% das latas de alumínio foram recicladas em 2021 no Brasil

O que acontece depois da coleta dos produtos?

Após a coleta, a Samsung envia os aparelhos descartados para um centro de triagem de um prestador de serviços licenciado pelos órgãos ambientais brasileiros para esse tipo de trabalho.

No centro de triagem, os produtos são desmontados e triturados. Após isso, tudo que for reciclável é separado e entra novamente na cadeia de fabricação de novos produtos. A parte que sobra, ou seja, que não será usada na fabricação de outros produtos, é descartada de forma adequada para ser o mínimo prejudicial possível a maio ambiente.

PARA VOCÊ:
17 de maio é o Dia Internacional da Reciclagem

Diariamente, usamos diversos tipos de produtos eletrônicos, e todos os dias, vários se tornam obsoletos e seus usuários os abandonam. No entanto, as pessoas não estão cientes do impacto ambiental que esse consume desenfreado de eletrônicos pode causar. Por isso, projetos como esse da Samsung, são sempre muito importantes para ajudar na preservação ambiental.

Artigos relacionados