Empresa cria Cooler ecológico feito de Casca de Coco para substituir os de isopor

Escrito por Geovane Souza

Uma empresa das Filipinas chamada Fortuna Cools criou um Cooler ecologicamente correto feito de cascas de coco. Os criadores da empresa David Cutler e Tamara Mekler, tiveram a ideia do Cooler ecológico para combater um grande problema ambiental no país. O descarte de isopor nas praias da região.

Empresa cria Cooler ecológico feito de Casca de Coco para substituir os de isopor
Cooler ecológico de Casca de Coco / Crédito: Fortuna Cools

Os criadores informaram que muitas pessoas usam caixas de isopor diariamente com o intuito de manterem suas bebidas geladas. No entanto, o produto tem uma vida útil curta, pois quebram com facilidade e tem um custo baixo. Esses dois fatores levam as pessoas a substituir as caixas com frequência. Isso gera uma enorme quantidade de pedaços de isopor jogados no meio ambiente.

PARA VOCÊ:
Banco do Brasil lança modalidade de crédito direcionada a preservação do meio ambiente

A Fortuna Cools criou então a Caixa térmica feita de casca de coco e distribuiu para algumas pessoas locais, para testarem o produto. O cooler foi aprovado pela grande maioria das pessoas que o usaram. Com esse projeto a empresa resolve dois sérios problemas ambientais nas praias, primeiro o problema dos resíduos de isopor espalhados, que citamos anteriormente. Segundo, a grande quantidade de cascas de coco.

Cooler ecológico de Casca de Coco / Crédito: Fortuna Cools

A pesar das cascas ser um produto natural, portanto, biodegradável, esse processo demora muitos anos para acontecer, gerando enormes montanhas de cascas de coco nas praias, que muitas vezes são queimadas, gerando gases nocivos ao meio ambiente.

PARA VOCÊ:
O que o mais recente alerta de mudança climática 'código vermelho' significa para nós

A empresa de David e Tamara recolhem essas cascas para triturar e transformá-las no cooler ecológico. A Fortuna Cools já venceu o prêmio Ocean Innovation Challeng, e como parte do prêmio, recebeu ajuda financeira da ONU. Dinheiro esse que ajudou a viabilizar o projeto de criação do Cooler ecológico de casca de coco.

Artigos relacionados