Empresa lança linha de roupas feitas de garrafas PET recicladas
Em uma nova linha de roupas sustentáveis da marca de moda tcheca Malfini, cerca de 12 garrafas PET são recicladas para criar uma camiseta. A Malfini, é uma marca de roupas com sede em Ústí nad Labem, está inovando com uma nova linha de camisetas e moletons feitos de garrafas plásticas recicladas.
A coleção de camisetas e moletons re-VOLUTION da Malfini é feita de garrafas PET que são trituradas e decompostas em fibras de poliéster ,que são tecidas em roupas. As camisetas da empresa são feitas inteiramente de plástico reciclado, e cerca de 12 garrafas PET são usadas para fazer as camisetas, de acordo com Martina Weberová, diretora de marketing da empresa.
A coleção também inclui o moletom Zip Shift Microfleece feito de plástico 100% reciclado e o moletom Break , que possui 80% de algodão e 20% plástico reciclado em sua composição.
Os produtos recebem o Selo Padrão de Reciclagem Global da Intertek, agência internacional de garantia de qualidade, que monitora a produção cuidadosamente até que o produto final seja certificado internacionalmente, diz Weberová.
A mulher informou que a produção de roupas a partir da reciclagem de garrafas PET possui um custo mais elevado, porém, a empresa faz isso pelo meio ambiente, já que enormes quantidades de garrafas e outros produtos feitos de plástico pet deixarão de ser descartados na natureza.
Demanda de produtos e roupas feitas de garrafas PET cresce no mundo
De acordo com Weberová, a demanda por produtos de poliéster feitos de plástico reciclado está crescendo na Europa e no mundo. O produto final é indistinguível das roupas feitas pelos métodos tradicionais, embora ainda sejam um pouco mais caras.
A nova linha de produtos feitos a partir de plástico reciclável não é a primeira aposta da empresa pela sustentabilidade. Outros produtos oferecidos utilizam algodão orgânico, bambu e rayon.
A Malfini tem cerca de 350 colaboradores na República Checa, a sua sede em Ústí nad Labem e um armazém logístico em Ostrava. A empresa registrou receita de 1,4 bilhão em 2019 e 1,8 bilhão em 2020. A meta para este ano é de 2,5 bilhões, disse Weberová.
Dezenas de toneladas de plásticos e outros lixos destroem a natureza, enchendo oceanos, florestas e montanhas. Por isso é importante tirar todas as garrafas de plástico e dar a elas um novo destino. Pode ser uma matéria-prima valiosa para a fabricação de roupas. Os materiais reciclados são o futuro da indústria. Só temos um planeta. Se apoiar a reciclagem de produtos agora, juntos vamos mudar todo o futuro.
Sobre o Autor
0 Comentários