Encontros do programa Municípios Verdes voltam a acontecer em Santarém no Pará

Escrito por Geovane Souza

As reuniões do programa Municípios Verdes voltaram a acontecer no município de Santarém, no Pará. O primeiro encontro depois da pandemia aconteceu nos últimos dias 10, 11 e 12 de maio. Nesse encontro, que contou com a presença de representantes de todos os municípios do Pará, foi discutido formas de retomada do Programa Municípios Verdes no estado.

Encontros do programa Municípios Verdes voltam a acontecer em Santarém no Pará
Foto: Reprodução / santarem.pa.gov.br

O debate principal da reunião foi em relação a retomada do programa, que ficou parado desde o início da Pandemia. Foram discutidas novas estratégias de planejamento afim de fortalecer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os demais programas de gestão ambiental municipal que auxiliam no combate ao desmatamento das florestas no Pará.

PARA VOCÊ:
Pesquisadores angolanos criam Biofiltro para fornecer água potável a comunidades carentes

O planejamento da implementação do Programa Municípios Verdes começou em 2008 e seu lançamento aconteceu em 2011, com adesão de quase todos os municípios do Pará. Santarém entrou no programa em 2013, e em 2015 atingiu as metas estabelecidas para receber o certificado.

João Paiva, secretário de meio ambiente de Santarém, disse que, desde quando o munícipio entrou no programa, em 2013, que a prefeitura vem dando total atenção aos projetos relacionados a preservação do meio ambiente e combate ao desmatamento. Ele disse ainda que reuniões como a que houve em Santarém é de extrema importância para ajudar a orientar a gestão municipal sobre o assunto, pois é uma oportunidade de retificar o compromisso com a sustentabilidade ambiental.

PARA VOCÊ:
Quais são os 5 R's da reciclagem? Reduzir, Reaproveitar, Repensar, Recusar, Reciclar

Santarém é um município do estado do Pará, com cerca de 300 mil habitantes, sendo o terceiro município mais populoso do estado. Localizada a 800 Km de Belém, capital do estado, Santarém fica situada as margens dos rios Tapajós e Amazonas, é conhecida como Pérola do Tapajós. Confira mais Notícias de Santarém!

Artigos relacionados