Estudante desenvolve bomba de irrigação “baratinha” feita de material reciclado e ajuda donos de pequenas lavouras

Estudante desenvolve bomba de irrigação baratinha feita de material reciclado e ajuda pequenos produtores  Estudante desenvolve bomba de irrigação baratinha feita de material reciclado e ajuda pequenos produtores 

O jovem do Ceará criou a bomba de irrigação de baixo custo reutilizando garrafas PET e canos de PVC, materiais extremamente acessíveis

Publicidade

Nycollas Guarinho é o nome do estudante que percorre 12 quilômetros diariamente para ir e voltar da escola para assistir às aulas. Durante a viagem, ele passou por diversas propriedades rurais e, ao fazê-lo, pôde ver, com seus próprios olhos, os desafios que pequenos agricultores enfrentam ao tentar trabalhar no período da seca. O garoto então teve a brilhante ideia de uma bomba de irrigação de baixo custo feita de material reciclado.

Como aluno da Escola de Educação Profissional Guilherme Teles Gouveia, que fica no município de Granja, no Ceará, foi estimulado pela disciplina de Empreendedorismo a pensar em soluções sustentáveis que contribuíssem para a comunidade. Por isso, não hesitou em criar uma inovação que atendesse esses pequenos agricultores, que não têm condições de investir em uma bomba de irrigação convencional devido ao alto custo dessa peça.

Publicidade

Irriga PET é uma solução que simplesmente utiliza garrafas PET e tubos de PVC para produzir uma bomba de irrigação “baratinha”, o que garante que pequenos agricultores possam cultivar o ano todo. Esta solução surgiu como resultado direto do problema mencionado anteriormente: a seca prolongada na região nordeste.

LEIA TAMBÉM:  Hidrogênio Verde: O que é e qual sua importância

O primeiro modelo da bomba de irrigação de baixo custo foi concebido e construído ao longo de três meses, ao custo total de cerca de R$ 100. Durante todo o processo, Nycollas contou com a ajuda da colega Ana Beatriz Sousa e de seu professor de Física André Luiz Rocha. 

Publicidade

Esses indivíduos ajudaram o jovem a recriar algumas das dinâmicas físicas que contribuíram para o funcionamento do Irriga PET. Por exemplo, capacitores em equipamentos elétricos que armazenam e liberam energia foram uma das dinâmicas físicas replicadas.

Nycollas Guarinho foi premiado por inventar a bomba de irrigação de baixo custo e ajudar os agricultores a irrigar suas plantas no período da seca

A última ajuda veio dos próprios agricultores da região, que consentiram em testar a ideia no campo para saber se realmente funcionava ou não quando foi colocada em prática – e é claro que funcionou.

Publicidade

Além de atender a comunidade local com sua bomba de irrigação de baixo custo, Nycollas foi premiado pelo programa Ceará faz Ciência, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Este esforço homenageia aspirantes a cientistas da área circundante.

“Eu nunca tinha ouvido meu nome em nada. Ouvir no anúncio de primeiro lugar dessa premiação foi muito gratificante!”, disse Nycollas.

Créditos da imagem: Fabiane de Paula

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *