Holocene Superbike, a bicicleta elétrica de fibra de carbono reciclada que pesa menos de 1kg Foto: Ana Claudia Thorpe / Reprodução

Desenvolvida pela inovadora Vélos Advancements, situada na Nova Zelândia, a Holocene Superbike surge como um marco notável no segmento de bicicletas elétricas

Utilizando fibra de carbono reciclada, proveniente de restos de fabricação de barcos a vela e da indústria aeroespacial, a Vélos Advancements desenvolveu uma bicicleta que não só é ecologicamente correta, mas também se destaca por sua leveza excepcional, a a Holocene Superbike pesa menos de um quilo.

Características Únicas

• Leveza: A Holocene Superbike é considerada a bicicleta elétrica mais leve do mundo, com um peso que varia entre 900 a 950 gramas para o quadro e garfo, dependendo do tamanho do quadro.
  • Personalização e Componentes: Cada bicicleta é feita sob medida de acordo com as especificações do comprador, oferecendo uma gama de componentes de marcas como Shimano, Campagnolo, FSA, SRAM, Vision e Classified.
  • Design Inovador: Com um design que integra um sistema de fixação de selim interno, a bicicleta elimina a necessidade de grampos de selim externos. Este design não só melhora a estética, mas também contribui para a durabilidade e desempenho da bicicleta.

A abordagem da Vélos para a fabricação do novo modelo é um exemplo de inovação sustentável

Ao invés de descartar os restos de fibra de carbono, que são difíceis de reciclar, a empresa optou por reutilizá-los, criando um produto de alta performance que respeita o meio ambiente.

A produção da Holocene Superbike é limitada, com planos de fabricar apenas 100 unidades em 2024. Cada bicicleta é customizada ao gosto do cliente, com a possibilidade de escolher entre diferentes esquemas de pintura e componentes. O preço base, para um modelo equipado com Shimano Dura-Ace, está em torno de US$ 14.800 (aproximadamente R$ 76.960,00).

A Holocene Superbike é uma bicicleta elétrica de alto desempenho; ela representa um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável na indústria de bicicletas. Com sua combinação de leveza, design personalizado e compromisso com a sustentabilidade, esta bicicleta está pronta para atrair entusiastas do ciclismo que buscam uma opção eco-amigável sem comprometer a qualidade e o desempenho.

Tags: | | | |