Nova bicicleta elétrica usa energia solar para aumentar seu alcance chegando a 100 km de autonomia e ainda pode levar até 150 kg de produtos

Nova bicicleta elétrica usa energia solar para aumentar seu alcance chegando a 100 km de autonomia e ainda pode levar até 150 kg de produtos FONTE: Ikea/Divulgação

A bicicleta elétrica movida a energia solar possui ainda uma bateria de íons de lítio de 1,6 kWh que pode ser carregada pelos painéis solares de 545 Wp embutidos na caixa de carregamento.

Publicidade

Quando se trata de atender às necessidades dos consumidores de hoje, empresas como a Ikea, uma das principais varejistas de móveis e artigos domésticos da Europa, não recuam diante de um desafio. O gigante sueco está tentando encontrar métodos para manter seus clientes satisfeitos, ao mesmo tempo em que corta custos e reduz sua pegada de carbono em suas operações logísticas.

A Ikea investiu em infraestrutura de carregamento e amplo uso de fontes de energia renováveis, e adicionou muitos veículos elétricos à sua frota para fazer entregas mais ecológicas nos últimos anos. A empresa tem um objetivo elevado: atingir a neutralidade de carbono na virada da próxima década.

Publicidade

Para isso, a empresa buscou meios inteligentes e originais para fechar a década com uma redução líquida nas emissões de carbono, e o resultado foi a criação de uma bicicleta elétrica de carga que usa a energia solar para aumentar seu alcance. A novidade denominada de SunRider apareceu pela primeira vez na loja da empresa em Deft, na Holanda.

LEIA TAMBÉM:  McLaren apresenta a e-bike mais potente e tecnológica do mercado com 600W de potência

A bicicleta movida a energia solar está em operação há vários meses, entregando itens de pequeno e médio porte para clientes próximos. A organização está ansiosa para aplicar a metodologia inovadora do projeto a outros setores onde haja demanda.

Publicidade

A gerente de Sustentabilidade da Ikea, Helene Davidsson, afirma que o SunRider pode transportar cerca de 90% dos itens oferecidos dentro dos armazéns da empresa e produz 98% menos dióxido de carbono do que um caminhão de entrega padrão a diesel.

A e-bike solar vem com um compartimento de carga capaz de levar até 150 quilos de mercadorias diversas e é ideal para empresas de transporte fazer seu trabalho dentro das grandes cidades

A bicicleta elétrica a energia solar, da Ikea,  possui ainda uma bateria de íons de lítio de 1,6 kWh que pode ser carregada pelos painéis solares de 545 Wp embutidos na caixa de carregamento.

Publicidade

A caixa do tamanho de um palete tem capacidade de peso de 150 kg e pode acomodar paletes de tamanho normal. A bicicleta elétrica solar tem um alcance de até 100 quilômetros sem precisar chegar perto de uma tomada. Davidsson disse que a empresa pretende atrair mais clientes de áreas do mundo onde o transporte é escasso.

Aproveitando este projeto para testar estratégias inovadoras e colocar seus itens nas mãos dos consumidores. A bicicleta de carga movida a energia solar melhora muito o serviço, pois é mais discreta do que os veículos de entrega tradicionais, não produz emissões nocivas e pode contornar o tráfego pesado.

LEIA TAMBÉM:  McLaren apresenta a e-bike mais potente e tecnológica do mercado com 600W de potência

Uma bicicleta elétrica movida a energia solar é apenas um dos muitos novos modelos a chegar ao mercado este ano, cada um com seu próprio conjunto de inovações em termos de aparência e desempenho.

Siga-nos no Google News

Publicidade

Tags: |

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é Jornalista e especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *