Como explicar reciclagem para crianças – Educação infantil

Escrito por Geovane Souza

A reciclagem é uma ótima ideia que ensina as crianças a se preocuparem com o mundo ao seu redor. Ensina as crianças a serem responsáveis ​​e a se preocuparem cada vez mais com a Terra.

É importante ensinar as crianças sobre os três R’s para que elas possam distinguir as três maneiras importantes de ajudar o meio ambiente:

  • Reduzir
  • Reutilizar
  • Reciclar

Reduzir: Significa diminuir a quantidade de lixo que você produz todos os dias. Por exemplo, você pode ensinar as crianças a usar sacolas de lona em vez de sacolas plásticas quando forem fazer compras.

Reutilizar: Use algo que você já tem em seu serviço para reduzir o desperdício. Por exemplo, você pode usar papel velho para desenhar, reciclar materiais para fazer artesanato, etc.

Reciclar: Quando algo pode ser triturado, derretido ou processado para fazer novas matérias-primas, pode-se dizer que é reciclado. Por exemplo, uma lata de alumínio pode ser usada para fazer mais latas, e papel e papelão podem ser usados ​​para fazer outros produtos de papel.

PARA VOCÊ:
Qual tipo de fertilizante é o mais seguro para o meio ambiente?
Como explicar reciclagem para crianças

Ensinando as crianças a reciclar

É importante ajudar as crianças a aprender sobre o meio ambiente de forma prática, para que possam entender por que precisamos reciclar. Quando você fala com as crianças sobre reciclagem, você também pode ensiná-las sobre a origem dos produtos, quem os faz e como são feitos. Além de explicar como eles podem ser usados ​​novamente através da reciclagem.

Para começar, aqui estão algumas coisas simples de fazer:

  • Compostagem: Mostre às crianças que os restos de comida também podem ser reaproveitados. Faça uma composteira onde as crianças possam colocar os restos de comida. Crie o hábito diário de colocar restos de comida na caixa de compostagem e mova seu conteúdo para uma composteira ao ar livre de vez em quando. Use esta oportunidade para ensinar as crianças sobre compostagem e como os alimentos podem ser transformados em adubos para serem jogados no solo, onde as plantas podem crescer.
  • Faça um lugar para reciclar – Faça um centro de reciclagem em sala, com lixeiras de plástico ou caixas de papelão. Leve as crianças na pré-escola para ajudá-los a rotular, decorar e montar as lixeiras. Ao escrever (plástico, papel, metal e vidro) Use as cores (Vermelho, Azul, Amarelo e Verde) representando cada material, respectivamente, na etiqueta de cada caixa. Explique que tipos de coisas podem estar em cada uma. Peça às crianças que comecem a separar os recicláveis ​​e continuem fazendo isso com as coisas que usam todos os dias.
  • Materiais reciclados: Explique que os materiais reciclados podem ser usados ​​em projetos de arte e artesanato. Monte uma prateleira onde as crianças possam colocar coisas que podem ser recicladas.
  • Meio Ambiente: Este também é um ótimo momento para falar sobre como podemos ajudar o meio ambiente usando menos, reutilizando o que podemos e reciclando o que não podemos usar novamente.
PARA VOCÊ:
98,7% das latas de alumínio foram recicladas em 2021 no Brasil

Educação sobre sustentabilidade

Ao fazer com que as crianças reciclem, você pode ensiná-las a serem ecologicamente corretas. Quando eles aprendem o quão importante é ser sustentável, isso mostra o quão importante é o meio ambiente para nossas vidas.

Fazer com que as crianças se interessem por coisas como compostagem, fazendas de minhocas, jardinagem e dar a elas um ambiente natural, funciona bem. Mas esta é apenas uma maneira de ensinarmos sobre desenvolvimento sustentável.

A reciclagem é uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre o meio ambiente e como é importante tratá-lo com respeito.

PARA VOCÊ:
A importância da reciclagem na geração de empregos
Artigos relacionados