Qual a importância da reciclagem: saiba tudo sobre a prática

Escrito por Geovane Souza

Pensar em qual a importância da reciclagem é sinônimo de pensar em um mundo mais sustentável para nossas futuras gerações.

Por isso, devemos associar a prática não somente a um benefício ao meio ambiente, mas também às pessoas que interagem com ele.

Sobretudo, é importante dar preferência em adquirir produtos recicláveis, como embalagens plásticas, papelão, ferragens e outros.

Isso porque outros produtos, como o isopor, podem ter um tempo de decomposição que chega a 150 anos. Latas de alumínio, quando não recicladas, podem demorar de 200 a 500 anos para se decompor.

Além disso, se você é um entusiasta da causa animal, saiba que produtos não recicláveis, quando despejados no meio ambiente, podem ser a causa da morte de muitos animais.

Não é incomum ver espécies marinhas, até aquelas em risco de extinção, afetadas pelo despejo de lixo não biodegradável.

Por isso, se você quer se aprofundar no tema e contribuir com o mundo através de práticas sustentáveis, este é o artigo certo para você. Boa leitura.

Afinal, qual a importância da reciclagem?

Qual a importância da reciclagem: saiba tudo sobre a prática

Além de preservar o meio ambiente, práticas sustentáveis garantem menor volume de lixo nas ruas. O benefício desta iniciativa está diretamente ligado ao menor número de inundações e entupimento de bueiros e esgotos.

Sobretudo, a reciclagem também ajuda a diminuir o efeito estufa, algo que pode assombrar nossas futuras gerações, além de incentivar novas gerações de emprego.

Por isso, um cenário sustentável perpassa principalmente pela educação da nova geração de crianças e jovens e a forma como eles interagem com o meio ambiente.

Por isso, se você quer passar essa mensagem adiante, acompanhe e conheça quais os materiais que podem e devem ser reciclados para reutilização.

PARA VOCÊ:
Como a reciclagem ajuda o meio ambiente?

Quais materiais podem ser reciclados

Aqui, neste tópico, listamos alguns produtos que podem ser reciclados para serem reutilizados.

No entanto, é importante ter atenção. Isso porque, para que exista o reaproveitamento, é necessário cautela no momento de separar os produtos, o que trataremos adiante.

Vidros

Este é um dos materiais que necessita de um cuidado extra para que ele possa ser reciclado. Isso porque é necessário que o vidro seja lavado para retirar dejetos restantes dentro do recipiente.

Em seguida, ele passa por uma etapa de trituração, sendo então aquecido e fundido a uma temperatura altíssima. Após este processo, todo o material é passível de ser reutilizado novamente.

Se não reciclado, o vidro permanece no meio ambiente por até 10 mil anos. E é por isso que sua reciclagem é de suma importância em termos de sustentabilidade.

Por fim, aqui vale um alerta fora do tema: lembre-se sempre de descartar o vidro fora do lixo comum. Além disso, opte por revestimento para evitar que profissionais ou recicladores se machuquem ao fazer a coleta.

Papelão

Se pensarmos em qual a importância da reciclagem, precisamos falar sobre o tempo em que este material demora para se decompor: seis meses.

Se você optar, e esperamos que o faça, o cuidado que se deve ter ao separar o material é ter atenção se ele não está engordurado.

Ademais, assim como o vidro, o papelão também passa por um processo de trituramento. Após esta etapa, o que sobra do material passa por uma peneira que retira todas suas impurezas.

PARA VOCÊ:
Américas podem perder 40% de sua biodiversidade original até 2050

Sobretudo, um ponto que merece destaque ao se reciclar o papelão é o seu reaproveitamento. Ele pode ser reaproveitado, quando reciclado, como papel higiênico, sacola, guardanapos e muitos outros acessórios importantes para o nosso dia a dia.

Alumínio

Este é um dos itens campeões quando se trata de reciclagem. Antes de mais nada, você já deve ter visto muitas pessoas recolhendo tampinhas de latas de refrigerante para reutilização.

No entanto, este item também merece uma atenção especial. Por isso, verifique na lata que você deseja separar para reciclagem se o seu material é realmente possível de ser reutilizado.

Em seu processo de reciclagem, o alumínio é picotado e, em seguida, prensado em grandes fardos. Em seguida, ele é fundido em uma temperatura a cerca de 700ºC.

Por fim, incentivar a reutilização visando um fim sustentável para esse material é muito importante. Isso porque latas de alumínio demoram de 100 a 500 anos para se decompor.

Plástico: qual a importância da reciclagem?

Embalagens plásticas e outros materiais feitos deste material são elementos muito presentes no dia a dia de todos. Você já parou para pensar que, além da sacola de supermercado, brinquedos, potes de xampu e escovas de dentes são feitas deste material?

O tempo médio de decomposição do plástico é altíssimo e extremamente nocivo ao meio ambiente. Isso porque o material demora de 450 a 500 anos para se decompor totalmente.

Por isso, incentive a prática de reutilização deste material. Sua reciclagem perpassa pela coleta e separação do plástico. Após sua revalorização, ele volta como um novo produto.

Lembra que citamos a causa animal como premissa para incentivar práticas sustentáveis? Muitas vezes animais marinhos são vítimas deste material. Por isso, passe essa mensagem adiante e incentive o reaproveitamento do plástico.

PARA VOCÊ:
Catadores são responsáveis por 90% do lixo reciclado no Brasil

Exemplos de cidades brasileiras bem sucedidas com reciclagem

Algumas cidades brasileiras já entenderam a importância de práticas sustentáveis e desenvolveram programas neste sentido.

Sobretudo, a primeira coisa para que uma população de um determinado local desenvolva práticas sustentáveis, é educar a população neste sentido e desenvolver políticas públicas que incentivem tal prática.

Por isso, o prêmio de práticas sustentáveis vai para capitais como Belo Horizonte e Curitiba, que destinam 20% do seu lixo para a reciclagem.

O diferencial, que pode ser adotado por outras cidades, são pontos de coleta espalhados por toda a cidade. Por isso, cobre da prefeitura da sua cidade este tipo de iniciativa e garanta um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Você pode fazer a sua parte para a reciclagem

Se a sua cidade ainda não é uma entusiasta do tema ou ainda não desenvolveu políticas públicas educativas para reutilização de materiais, você pode fazer sua parte.

Uma dica é fazer a separação do seu próprio lixo e destiná-lo a postos de coleta especializados para reutilização destes materiais.

Outro exemplo prático do dia a dia, que também foge do tema e merece atenção, é evitar jogar lixo na rua e nos esgotos.

Conclusão

Agora que você sabe qual a importância da reciclagem, que tal começar a adotar práticas sustentáveis e colaborar para um futuro melhor?

Sobretudo, lembre-se que estas práticas dizem respeito a futuras gerações, preservação da natureza e dos animais que nela vivem e, principalmente, na qualidade de vida das pessoas.

Artigos relacionados